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Você deve ter notado que nos últimos anos o marketing digital tem sido o grande responsável por muitas vendas em diferentes segmentos
Você deve ter notado que nos últimos anos o marketing digital tem sido o grande responsável por muitas vendas em diferentes segmentos. Aliás, se você parar para pensar vai perceber que até o mercado MSP mudou muito com as novas possibilidades que esse universo oferece. Pensando nisso, hoje eu quero falar sobre redes sociais para empresas de TI e te mostrar como elas podem te ajudar a fechar aquele contrato que você tanto deseja.
Então, se quer entender um pouco mais sobre isso, continue a leitura e acompanhe cada uma das dicas que separei ao longo do texto!
Marketing para TI
Indo direto ao ponto, você sabe que o setor de TI, mesmo com desafios e novidades diárias, vem crescendo de forma acelerada.
A própria Pesquisa Mercado MSP Brasileiro 2022 revela isso, através de dados de profissionais que atuam na área.
Mas, para alcançar o sucesso almejado, é preciso se adequar às tendências e isso inclui entrar de vez no mundo digital.
O marketing para empresa de TI se mostra cada vez mais necessário. Pois, através dele, MSPs como você conseguem alcançar o público desejado e aumentar as oportunidades de novos negócios.
O que eu estou querendo dizer é que, com os métodos certos, você pode atrair, converter e até fidelizar os clientes que já investem em seu serviço, além de conquistar vantagens como:
- Te aproximar das empresas que atende e das que deseja atender;
- Construir uma marca mais forte e melhor posicionada;
- Facilitar a tomada de decisões dos novos clientes;
- Se destacar no mercado;
- Ter um processo de vendas bem estabelecido.
E, sem dúvida, entre as estratégias mais assertivas está o uso de redes sociais para empresas de TI, que é capaz de estreitar relacionamentos com os possíveis clientes e mostrar para eles as razões pelas quais deve escolher os seus serviços.
Por que as empresas de TI devem apostar nas redes sociais?
Sei que já citei algumas vantagens do marketing digital para MSPs, mas preciso detalhar os motivos do uso de redes sociais para empresas de TI serem tão urgentes.
Para isso, vamos aos dados!
Atualmente, existem mais de 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. Isso representa, pelo menos, 59% da população mundial.
O Brasil é o terceiro país que mais usa as mídias digitais no mundo e, de acordo com pesquisas especializadas, até 2026, 89% dos brasileiros terão um perfil em uma rede social.
Levando em conta que o uso do celular é muito frequente e ocupa boa parte do dia das pessoas, devemos pensar que uma grande parcela da informação que elas consomem, vem dos aplicativos e canais online.
Por isso, é indispensável que empresas que queiram chegar na frente da concorrência, estejam onde o seu público está, especialmente em setores que abrangem tecnologia e tantas tendências como o nosso.
3 passos para ter sucesso nas redes sociais para empresas de TI
Se você chegou até aqui, certamente sabe que as redes sociais podem te entregar excelentes resultados nas vendas de TI.
Mas, é preciso começar e algumas dicas podem facilitar esse caminho.
A seguir, separei 3 passos que podem te ajudar quando falamos no uso de redes sociais para empresas de TI.
1 – Faça uma análise de seus perfis
Você já deve ter ouvido dizer que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
E isso não é diferente quando falamos sobre as redes sociais.
Por isso, faça uma boa revisão em suas contas e veja se elas estão atualizadas, bem organizadas e com todas as informações que deseja transmitir para quem acessa.
2 – Tenha planejamento
De nada adianta apenas ter conta em todas as redes sociais. O grande segredo é desenvolver um planejamento coerente ao público que deseja alcançar.
Então, estude sobre ele, veja em quais horários mais consomem conteúdo e qual tipo de material gostam de ler ou assistir.
Depois disso, trace um plano de postagens que vai conversar diretamente com quem deseja, seguindo objetivos predefinidos e essenciais para sua empresa, como, por exemplo: atração de leads, visitas em seu blog, entre outras métricas.
3 – Escolha o melhor canal e frequência de postagem
De fato, pesquisar sobre seus possíveis clientes é um caminho muito assertivo. Essa busca é essencial para identificar quais redes eles mais acessam, para que você possa ter foco em algo que realmente trará um bom resultado.
Além disso, é importante que você analise e defina com antecedência a frequência que deseja seguir para postar os conteúdos. Assim, não correrá o risco de esgotar sua audiência ou deixá-la sem informação.
Do mesmo modo, lembre-se de que tudo deve ser testado. Então, observe quais são os melhores dias e horários para postar e adeque com o passar do tempo.
Além disso, teste quais tipos de publicação mais fazem sucesso. Observe se seus amigos, conexões ou seguidores preferem artigos mais extensos, textos ou posts informativos, por exemplo.
Para finalizar, não esqueça da famosa regra 80:20, que recomenda que 80% de suas publicações sejam úteis e educativas e os 20% restantes seja dedicado para a promoção da marca, através de conteúdos que divulguem efetivamente os seus produtos e serviços.
Sem dúvida, ao seguir esse passo a passo, você colherá bons resultados em suas estratégias.