Somos especialistas em empresas de serviços.
Contabilidade online com plataforma financeira exclusiva e atendimento humanizado feito por especialistas.
Fraude no INSS: a dificuldade para ressarcir idosos de zonas rurais e acesso à internet
O governo Lula ainda não tem um plano para ressarcir parte dos idosos lesados pelas fraudes do INSS
O governo ainda não tem um plano para ressarcir parte dos idosos lesados pelas fraudes do INSS. O grupo de dificuldade são os residentes em regiões rurais e que enfrentam limitações no acesso à internet e alfabetização digital.
O INSS começou a enviar, nesta terça-feira, 13, notificações para beneficiários que têm descontos associativos informando valores e entidades, para que indiquem se os descontos foram ou não autorizados. Caso o idoso seja alvo de fraude, a devolução de valores deve ser feita por aplicativo, site ou telefone.
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 14, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, disse que irá “monitorar” a situação dos aposentados para avaliar se será necessária a estruturação de uma campanha para “ir atrás” de idosos que podem não conseguir reivindicar o ressarcimento. Não há, portanto, uma campanha estruturada e imediata para essa população.
A brecha está sendo aproveitada pela oposição, que está estruturando uma campanha de conscientização para aposentados que ainda não sabem que foram alvo das fraudes do INSS. O objetivo principal é desgastar o governo Lula.
Além disso, diversos deputados da oposição vem cobrando informações do governo, através de requerimentos da Câmara, sobre como o governo pretende ressarcir idosos que vivem em comunidades rurais e não têm acesso à internet.